2300 crianças foram vacinadas na última semana em Vila Franca de Xira.

2300 crianças foram vacinadas na última semana em Vila Franca de Xira.

Em comunicado enviado à Redação, a Câmara Municipal da Vila Franca de Xira, informa que, nos dias 6, 7, 8 e 9 janeiro, o Centro de Vacinação, instalado no Pavilhão Multiusos do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira, esteve exclusivamente em funcionamento para a vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos e adultos da Comunidade Escolar.  Foram vacinadas nestes dias cerca de 2309 crianças e 1171 adultos da comunidade escolar, o que resulta num total de 3.480 inoculações.

A autarquia lembra que, o Centro de Vacinação encontra-se a funcionar todos os dias das 9h00 às 19h00 (incluindo fins-de-semana e feriados) da seguinte forma:

A partir do dia 11 de janeiro o auto agendamento destina-se aos seguintes grupos etários:

  • Utentes com idade igual ou superior a 45 anos, vacinados com esquema inicial Pfizer, Moderna ou Astrazeneca.
  • Utentes com idade igual ou superior a 30 anos , vacinados com esquema inicial Janssen.

Mantem-se os agendamentos programados e a modalidade “Casa Aberta” para: 

  • vacinação de primeiras doses da vacina COVID-19 de utentes elegíveis que: 
    • não tenham vacinação agendada. 
    • tenham idade igual ou superior a 12 anos. 
    • não tenham sido infetados com COVID-19 nos últimos 3 meses. 
  • vacinação da dose de reforço da COVID-19 de utentes elegíveis que: 
    • tenham idade igual ou superior a 60 anos. 
    • tenham tido Covid-19 e/ou completado o esquema vacinal há pelo menos 150 dias. 
    • Utente com 30 ou mais anos de idade que tenha inoculado a vacina Janssen há mais de 90 dias. 
  • Vacinação contra a gripe de utentes elegíveis com idade igual ou superior a 60 anos
  • Dose de reforço para Profissionais de Lares de Infância e Juventude, Centros de Acolhimento Temporário e Centros de Atividade Ocupacional, Profissionais da Comunidade Escolar e respostas sociais na infância, Profissionais da Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP), Profissionais de/da saúde, Profissionais de ERPI e Similares, Profissionais da RNCCI e Profissionais do Corpo de Bombeiros.
  • Modalidade casa aberta de acordo com a capacidade de resposta do Centro de Vacinação, mediante os agendamentos programados diariamente. Preferencialmente através de senha digital (10-14h). 

Vacinação dos membros das assembleias de voto:

  • O próximo sábado, dia 15.01 será o dia preferencial para a vacinação destes cidadãos.
  • O seu agendamento via central, através de SMS.
  • Os elementos para os quais não for possível o envio de SMS, está reservada a vacinação em regime casa aberta neste mesmo dia, mediante apresentação de documento identificativo.
  • Os elementos deste grupo que não consigam comparecer no dia 15.01 poderão ser vacinados, a partir de 15.01, em regime casa aberta, mediante apresentação de documento identificativo

Vacinação Crianças:

 Vacinação entre os 5-11 anos

  • Segundas doses:

   A administração de segundas doses das crianças vacinadas a 18 e 19 de dezembro ocorrerá, como previamente definido, no FDS de 5 e 6 de fevereiro

   A administração de segundas doses das crianças vacinadas entre 6 e 9 de janeiro ocorrerá, como previamente definido, no FDS de 26 e 27 de fevereiro.

  • Primeiras doses:

   A administração da primeira dose em crianças que não puderam comparecer nos CVC nos 2 períodos que lhes foram já destinados (18 e 19 de dezembro e 6-9 de janeiro) decorrerá no fim-de-semana de 5-6 de fevereiro, e não antes, em simultâneo com a administração da segunda dose nos vacinados a 18 e 19 de dezembro.

A responsabilidade do agendamento das vacinas junto dos utentes, a gestão das marcações e a administração das vacinas é da responsabilidade da Administração Regional de Saúde da Região de Lisboa e Vale do Tejo. 

Para esclarecimento de dúvidas ou pedidos de mais informação deve ser utilizado o endereço eletrónico: estuariotejo.vacovid@arslvt.min-saude.pt 

covid 19 Região