O orçamento municipal de Azambuja para 2022, no valor de 20,2 milhões de euros, tem como prioridades as áreas da Educação, Cultura, Urbanismo, Habitação e Ambiente, disse hoje à agência Lusa o presidente da autarquia.
Tanto o orçamento como as Grandes Opções do Plano (2022/2026) de Azambuja, no distrito de Lisboa, já foram aprovados pela Assembleia Municipal e contemplam uma redução de cerca de três milhões de euros face ao do ano transato (23 milhões de euros).
Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara Municipal de Azambuja, Silvino Lúcio (PS), sublinhou que “este primeiro orçamento do novo mandato autárquico continua a evidenciar uma consolidação da situação económico-financeira do município”.
“Dando continuidade ao reforço e equilíbrio das finanças municipais já alcançados, a Câmara de Azambuja irá prosseguir uma gestão de rigor que permitirá continuar a honrar os compromissos e, simultaneamente, incrementar o desenvolvimento do concelho”, sublinha Silvino Lúcio.
O autarca explicou que a maior fatia do orçamento será destinada à área da Educação (19,5%), seguindo-se a Cultura, Desporto, Turismo e Juventude (18,4%), Urbanismo e Habitação (17,7%) e Ambiente e Saneamento (13%).
No âmbito da Educação, o autarca destaca o lançamento de uma obra de revitalização da Escola Secundária de Azambuja e a concretização de vários projetos educativos.
Na área da Cultura destaca-se a criação de um conselho municipal de Cultura e de uma carta arqueológica do concelho.
Na Habitação e Intervenção Social, o orçamento contempla verbas para a concretização da Estratégia Local de Habitação (ELH) e para a elaboração do Retrato Social do Concelho, “visando a análise do impacto da covid-19.
Em termos da rubrica Ambiente e Saneamento, destaca-se a conclusão da obra de requalificação da zona ribeirinha do Esteiro de Azambuja e o lançamento do concurso para o serviço de recolha de resíduos urbanos e recolha seletiva de biorresíduos.
O orçamento foi aprovado por maioria na Câmara Municipal de Azambuja com os votos favoráveis do PS e CDU e contra do PSD e Chega.
Já na Assembleia Municipal de Azambuja viria a ser aprovado com os votos favoráveis dos eleitos do PS e da CDU, abstenção de dois eleitos do PSD e de um do Bloco de Esquerda e contra dos restantes eleitos do PSD e do Chega.
O executivo da Câmara Municipal de Azambuja é composto por três eleitos do PS, incluindo o presidente, dois da coligação “Sempre ao Seu lado” (PSD, CDS-PP, MPT e PPM), um da CDU e um do Chega.
Fonte:LUSA
Foto:cm-azambuja.pt