A Infraestruturas de Portugal (IP) lançou o concurso para construir duas rotundas na Estrada Nacional 3 (EN3), no concelho de Azambuja, para reduzir a sinistralidade nesta via, num investimento estimado de 1,7 milhões de euros, foi hoje divulgado.
Em comunicado, a IP explica que o concurso se encontra em fase de receção de propostas e que decorrerá por um período de 30 dias, contemplando uma intervenção entre o troço das localidades de Vila Nova da Rainha e do Espadanal (Azambuja), numa extensão de cerca de 680 metros.
“Este investimento tem como principal objetivo o reforço da melhoria da segurança rodoviária na EN3, com a reformulação da geometria do traçado existente, através da construção de duas rotundas [km 5,779 e 6,467] e introdução de separador central entre as mesmas”, é indicado na nota.
A IP refere que será efetuada uma “reabilitação funcional do pavimento, do sistema de iluminação, a melhoria/reposição do sistema de sinalização vertical/horizontal e de orientação, melhoria/reposição dos equipamentos de segurança e balizagem e reposição dos dispositivos retrorrefletores complementares”.
O anúncio da intenção de construir duas rotundas neste troço da EN3 do concelho de Azambuja, no distrito de Lisboa, tinha sido feito pela IP em 2019, altura em divulgou o projeto.
A intervenção surge numa via onde se regista uma “elevada sinistralidade”, situação que tem sido muito criticada tanto por autarcas, como por movimentos de cidadãos, como é exemplo a “Plataforma EN3”, que já realizou várias vigílias para reivindicar obras urgentes e homenagear as vítimas dos sinistros rodoviários.
Fonte:Lusa
Foto:cm-azambuja.pt