Prémio APAV para a Investigação 2023

Prémio APAV para a Investigação 2023

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima promoveu, no dia 19 de dezembro, a cerimónia de entrega do Prémio APAV para a Investigação 2023, nas instalações dos Serviços de Sede da APAV, em Lisboa.
O Prémio APAV para a Investigação é uma iniciativa que se destina a premiar trabalhos de investigação científica sobre temas ou problemas relacionados com a missão da Associação: apoiar as vítimas de crime, seus familiares e amigos. Reflete também a contribuição crescente da Associação para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas centradas no estatuto de vítima. O Prémio APAV para a Investigação é, pelo nono ano consecutivo, concebido em parceria com a Fundação Montepio.

O júri deliberou pela atribuição de um Prémio e duas Menções Honrosas. O trabalho vencedor foi “Violência obstétrica, direitos das mulheres e tutela jurídica”, de Vânia dos Santos Simões. As Menções Honrosas foram entregues aos trabalhos “O papel das redes sociais como mecanismos de perpetuação do victim blaming e slut-shaming – um estudo empírico”, de Marta Pereira de Sousa, e “Violência doméstica contra as mulheres na Região Autónoma da Madeira”, de Isabel Fernandes.

Esta edição do prémio contou com a participação de dois novos elementos no Júri: na qualidade de Presidente, o Professor Doutor José Fontes, jurista e professor catedrático da Academia Militar – Instituto Universitário Militar e, na qualidade de Secretário, o Professor Doutor Ricardo Baúto, psicólogo e professor auxiliar na Egas Moniz School of Health & Science. A nomeação do Júri do Prémio APAV para a Investigação 2023 é da responsabilidade da Direção da APAV.

Fonte:APAV

Partilhe este artigo: